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Descrição

AIRBORN ANALOG FLANGER

Airborn é um flanger que irá te levar para uma viagem psicodélica em um circuito totalmente analógico.

Por meio de um BBD (Bucket-Brigade Device), nosso pedal permite recriar icônicos timbres de flanger que marcaram a história da música, indo desde sons “ácidos” e “líquidos” de Gilmour até os tão famosos sons “jet plane” de EVH, possibilitando também excêntricos timbres quando no modo de feedback negativo.

Nosso flanger dispõe de chips MN3207 da Panasonic/Matsushita (NOS - "New Old Stock").

 

O QUE É UM FLANGER?


O efeito de flanger ocorre quando se duplica um sinal de áudio e faz-se com que um deles sofra um pequeno atraso em relação ao outro, com um tempo de delay variável. A soma do sinal inalterado com o sinal atrasado resulta em um “comb filter’, ou seja, os picos e vales resultantes da soma fazem com que algumas frequências sejam amplificadas, enquanto outras são atenuadas, em uma série harmônica. Ao se variar o tempo de atraso (por meio de um oscilador), o espectro de frequências onde o filtro atua também varia, causando a sensação de movimento no som que é característico dos flangers.
 

A soma de um sinal com seu homólogo atrasado gera um comb filter.

 

Comb filter gerado pelo atraso de 1ms.

 

No circuito de um flanger, o sinal de saída do efeito é reintroduzido em sua entrada - ao que chamamos de “feedback” - ressaltando ainda mais a intensidade das amplificações e atenuações de frequências oriundas da modulação. O Feedback tem polaridade, podendo ser positivo ou negativo, de modo que no feedback positivo (ou aditivo), o sinal limpo e o sinal modulado estão em fase - são somados - e é onde se encontram a maioria dos famosos timbres de guitarra. Já no feedback negativo (ou subtrativo), o sinal modulado sofre uma inversão de fase e é subtraído do sinal limpo, dando uma característica de som “oco”, que remete à um “Talk Box”. O Aiborn possibilita a escolha entre feedback positivo ou negativo por meio da chave seletora “+/-“.

 

Diagrama do circuito de um flanger.

 

CONTROLES

• Level: Controla o volume do efeito. Além de evitar a perda de volume característica desta topologia de circuito, o volume do Airborn pode inclusive ir acima do “unit gain”, permitindo um boost em seu sinal!

• Range: Seleciona a extensão da faixa de frequências por onde a modulação irá transitar. Com o controle mais fechado, têm-se uma menor faixa e timbres mais tradicionais. Já com o controle mais aberto, a varredura é maior e o efeito se torna mais profundo.
• Rate: Determina o quão rápido será a varredura da faixa de frequências (definida pelo controle “Range”). Quanto mais aberto, mais rápido será a oscilação, enquanto que mais fechado, a oscilação será mais lenta, mais “jet-plane”.

• Feedback: Controla a intensidade do Feedback do efeito. Com o controle mais aberto, o efeito é mais intenso e tende à auto-oscilação.

• Oxidation: É um filtro de frequências que age apenas no sinal modulado e que interage com o “Feedback”. Com o knob no sentido horário, têm-se o som mais estridente, característico dos flangers convencionais. Já no sentido anti-horário, as frequências agudas do sinal modulado são cortadas e o efeito se torna mais sutil.

• “+/-”: Seleciona entre feedback positivo (+) ou feedback negativo (-).

Filter-Oscillator: Na parte interna do pedal se encontra um pequeno switch que trava (esquerda) e destrava (direita) o oscilador. Com o oscilador travado, o filtro se torna estático e a faixa de frequências onde ele irá atuar é selecionado pela posição do knob “Range”.

 

FOOTSWITCHES

• Bypass: Liga/Desliga

• Hold: Switch momentâneo que permite deixar o efeito em sua velocidade máxima enquanto estiver sendo segurado, aumentando a expressividade do usuário;

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Impedância de entrada 1M
Impedância de saída <1k
Consumo de corrente 25mA
Alimentação 9V DC (centro negativo)
Dimensões 12cm (C) x 8cm (L) X 7cm (A)
Peso 600g

 

 

 

 

 

 

 

VIDEOS